A partir da próxima segunda-feira (29), a vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população de Foz do Iguaçu. A ampliação da campanha foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população durante o período de maior circulação dos vírus respiratórios.
As doses serão aplicadas nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de acordo com a disponibilidade de estoque. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com foto. A carteirinha de vacinação pode ser levada para atualização do histórico vacinal, mas não é obrigatória.
A campanha começou no final de março, inicialmente direcionada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e profissionais de áreas específicas.
Mesmo após meses de imunização, os índices de adesão seguem abaixo do esperado. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, até esta semana, pouco mais de 44 mil doses haviam sido aplicadas, representando um percentual ainda distante da meta estabelecida para o município.
Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal também preocupa. Os índices registrados entre crianças, idosos e gestantes permanecem abaixo do ideal, cenário que reforçou a decisão de ampliar o acesso à vacina para toda a população.
A medida ocorre em um momento de atenção aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados na cidade. Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, centenas de notificações já foram contabilizadas em 2026, com parte significativa dos pacientes não vacinados contra a influenza.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, reduzir internações e evitar óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Além da vacina contra a gripe, os moradores que procurarem as unidades de saúde também poderão verificar a situação vacinal e atualizar outras doses previstas no calendário nacional de imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população aproveite a ampliação da campanha para se proteger antes da intensificação das baixas temperaturas e do aumento das doenças respiratórias típicas do inverno.
